quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Variações sobre o mesmo tema - Jardins sem monotonia


Os hemerocallis são plantas perenes, ou seja, seu ciclo de vida é longo, durando mais de dois anos. Além disso, cumprem o protocolo das quatro estações; recolhem-se no inverno e florescem na primavera.
Plantas perenes podem dar a impressão de previsibilidade e monotonia àqueles que esperam ser surpreendidos por florações inesperadas.
É necessário planejamento, mas a verdade é que mudanças interessantes também ocorrem em jardins onde reinam poucas ou uma única espécie, basta que o paisagista conheça todas as características das espécies escolhidas e as utilize de forma criativa.
No caso dos jardins projetados com hemerocallis, há incalculáveis variações possíveis. Somente a Agrícola da Ilha possui mais de 60 tipos de hemerocallis que diferem entre si na tonalidade e na disposição das cores, no tamanho, forma e textura das flores e folhas.
No mundo já foram catalogadas mais de 60 mil cultivares.
Mesmo o rigor geométrico de um maciço pode ser quebrado por outras formações. Um exemplo disso é o Jardim dos Hemerocallis, que surpreendeu o público do 8º Festival Brasileiro de Hemerocallis sugerindo os pequenos agrupamentos de touceiras como opção paisagística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário